sábado, 20 de novembro de 2010

IV Jornadas da ASADIP, Montevideu, discute com a Conferência da Haia os temas para a próxima reunião da sua Assembléia Geral

Nos dias 18 a 20 realizaram-se em Montevideu, na Universidade Católica, as IV Jornadas da Associação Americana de Direito Internacional Privado, ASADIP, que teve entre os temas discutidos, vários que cuidarão de convenções da Conferência da Haia, como a de cláusula de escolha do foro, de adoção internacional e seqüestro de menores, entre outras.

No sábado, dia 20 de novembro, houve uma reunião especialmente dedicada a discutir os temas que serão objeto de deliberação da agenda da Conferência da Haia, de abril de 2011. Na agenda da próxima reunião da Conferência, três temas estão em discussão para o futuro dos trabalhos: (i) acesso ao conteúdo do direito estrangeiro e necessidade de um documento global nessa área; (ii) continuação da discussão de um documento global sobre reconhecimento de sentenças estrangeiras; (iii) a aplicação de certas normas de dipr para aspectos da migração internacional.

A Conferência da Haia disponibilizou os documentos de trabalho sobre os temas acima descritos, e que podem ser acessados no site da ASADIP, disponibilizados por Ignacio Goicochea. Presidida pelo Prof. Didier Operttit e com os oficiais da Conferência, Dr. Christophe Bernasconi e Ignácio Goicochea que depois de uma breve apresentação demonstraram seu desejo de saber como os membros da ASADIP viam o assunto e destacaram a importância de que a ASADIP se fizesse ouvir sobre esses temas na próxima reunião do Conselho, em abril de 2011. O relatório da reunião será disponbilizado em breve.

Nenhum comentário: